Mais 7 Vantagens da Emulação

Mais 7 Vantagens da Emulação

1 – Evitar Deterioração do Hardware

Com o tempo o console sofre avarias e deterioração dos componentes eletrônicos, como por exemplo o leitor de CD, ou os contatos do cartucho. Também os capacitores geralmente vazam depois de um tempo ou perdem a qualidade, necessitando a troca deles para que a imagem não fique com ruídos ou com problemas no áudio. Tudo isso gera incômodo e custos extras para manter. O colecionador precisa aprender a fazer a manutenção se quiser continuar aproveitando o aparelho. Com a emulação nada disso é necessário. Geralmente temos o problema de um determinado emulador não ser mais suportado por novos sistemas operacionais, mas hoje com projetos como o MAME ou Retroarch isso está deixando de ser um problema.

2 – Evitar Deterioração da Mídia

Além do console, a mídia também pode sofrer danos com o tempo. Nos cartuchos os contatos oxidam e algumas vezes param de funcionar. No caso dos CDs os arranhões podem impedir a leitura dos dados. Tudo isso é muito difícil de evitar ao longo dos anos e as medidas anti-pirataria dificultam fazer backup. Além disso não há fabricação de cartuchos antigos em larga escala ou prensa de CDs de consoles antigos, tornando ainda mais difícil substituir um jogo com defeito por outro novo nos dias atuais.

3 – Preservação de Arcades

Muitos games de arcade famosos nunca receberam um port para os consoles e hoje a única maneira de jogá-los é através da emulação. Algumas coletâneas recentes foram lançadas por empresas como a Capcom, entre outras, mas elas só foram possíveis graças ao código aberto do MAME que permite esse tipo de lançamento hoje. As empresas não desenvolvem o emulador do zero. Elas aproveitam código do MAME.

4 – Desenvolvimento de Novos Retro-Consoles

Os retro-consoles lançados recentemente pelas empresas como Nintendo, Sony e Sega só foram possíveis graças aos emuladores. Reproduzir o hardware antigo e fabricar em massa seria muito mais caro e difícil que simplesmente pegar um processador ARM e incluir o emulador com as roms na memória. Até os cartuchos de memória flash como o everdrive precisam emular os chips especiais internamente como o Super FX, ou no caso do Mega-Drive alguns cartuchos emulam inteiramente o Sega-CD, permitindo jogar no Mega Drive os games do add-on apenas usando as ISOs. Ou seja, até quando você joga as roms no console original você está fazendo uso de emulação em partes.

5 – Distribuição de Games Antigos Oficialmente

Assim como no caso dos retro-consoles, as empresas estão relançando seus games antigos usando emulação. Muitos desses games não poderiam ter esses relançamentos de outra forma que não seja por emulação porque para muitos deles as empresas não possuem mais o código fonte.

6 – Aprimorar Gráficos e Sons

Mencionei no post anterior que é possível jogar no emulador com a qualidade máxima de output de áudio e vídeo digital sem os problemas de usar cabos baratos ou TV ruim. Mas os emuladores também permitem superar os limites impostos pelo hardware original dos consoles antigos (e dos novos também). É possível emular o Nes sem as limitações de renderização de sprites, por exemplo, que acaba com o flickering tão presente em vários jogos mais elaborados. No caso do Snes é possível elevar o clock da CPU para reduzir os slowdowns de certos games. Emulando o PS1 é possível acabar com o warping dos polígonos e suavizar as texturas. É possível melhorar a transparência do Saturn, ou aumentar a resolução interna do DS. Games emulados de Wii podem ser jogados em Full HD, e o verdadeiro Switch Pro é emular usando o Yuzu com output em 4K e aumento dos FPS para os games que suportam isso. Super Mario World recebeu um patch que permite jogar em wide 16:9 com um emulador específico.

7 – Preservação da História

Filmes, músicas, pinturas só puderam ser preservados com a digitalização do material analógico para que possam ser reproduzidos ou consultados. Com os games a emulação e backups das Roms é por enquanto a melhor forma de preservar todo o conteúdo produzido até hoje. Muitas empresas faliram e perderam o código fonte dos games. Muitas outras não possuem nenhum interesse em manter sua própria história preservada. Entusiastas e preservacionistas usam emuladores não só para jogar as roms preservadas, mas para ter uma documentação do funcionamento do hardware também. O MAME é antes de tudo um grande projeto de documentação dos hardwares antigos e por isso o projeto é tão amplo.

Deixe um comentário